terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Avaliar para refletir sobre as aprendizagens e ganhar novas competências...

No final de cada mês fazemos a avaliação de alguns instrumentos de pilotagem que nos permitem ter uma visão mais ampla do que fazemos ou não enquanto estamos em atividade;  o mapa de presenças, o mapa do tempo e o mapa de atividades... 
Contamos, aferimos as faltas ... as presenças... quantos dias de sol, de chuva...e registamos!!
Assim vamos percebendo... ritmos... padrões... sequências...  o sentido de número....enfim vamos construindo algumas aprendizagens...
Mas no final de Janeiro experimentamos avaliar e registar o que planeámos para o tempo de trabalho autónomo e que fica expresso no mapa de atividades pela abertura de uma bola (intenção) e pelo fecho da mesma (conclusão), naa áreas da sala...
Pensei que ía ser díficil de gerir este tempo de avaliação, pois o grupo é grande... mas fizemos em 2 tempos e depois juntos conversamos sobre o que tinham descoberto.. foi espantoso perceber que alguns meninos na semana seguinte se esforçaram por escolher algumas das áreas que não tinham elegido no mês de janeiro... só refletindo e registando, conseguimos avançar e ter consciência do processo...







Temos um caminho inteiro a percorrer... mas é caminhando que o vamos percorrendo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário