domingo, 17 de janeiro de 2016

A escrita... no tempo de trabalho autónomo

A oficina de escrita é uma das áreas da sala, onde existem materiais de escrita e jogos ... (materiais estruturados e outros não estruturados) , ficheiros que vamos criando...que possibilitam às crianças, tomarem contato com a escrita e autónomamente experimentar e brincar , descobrir o código escrito..
A partir dos seus nomes, dos nomes das mães, ou de jogos... tudo serve para jogar, escrevendo... copiando... e até inventar outras palavras..
Há uns dias atrás a Luana e a Matilde pegaram na caixa com os nomes das mães e começaram por procurar a letra que faltava... vinham pedir que lesse o nome , depois referiam a letra que estava em falta... passado algum tempo começaram a copiar a palavra com o nome da mãe e a seguir procuravam o nome do menino que lhe correspondia... assim fizeram uma pequena lista com os nomes das mães e dos filhos...




outra atividade que gostam de experimentar é a de copiar palavras dos ficheiros e depois colocar em envelopes para levar para casa...


Ou copiar as palavras de um jogo e assim descobrir o abecedário...



Enfim, agora que já começam a dominar o código escrito... já se interessam mais por esta área... agora faz mais sentido... :)


1 comentário:

  1. Agora começa a fazer todo o sentido.
    Matilde: mãe como se escreve casa?!
    Eu: um C.
    M:C de que?! De Cristina?!
    Eu:sim. A de Ana, S de Simões e A de Ana.

    E assim já vai escrevendo palavras,não só a copiar mas também em modo "ditado". :)

    ResponderEliminar